Questão de História Econômica Brasileira

Com base na tabela e nos conhecimentos de geografia, assinale a alternativa correta.

A
A abertura comercial dos anos 90 destruiu a maior parte do setor industrial brasileiro, o que explica a redução da diferença percentual entre os índices dos estados de São Paulo e Rio e o índice nacional.
B
A diminuição da diferença percentual entre o IDH-M do Brasil e dos estados de menor desenvolvimento humano reflete a migração de pessoas pobres da região Nordeste para o Sudeste, a qual se intensificou nos anos 90.
C
A agregação dos índices municipais por UF mascara a crise social do país, pois os índices estaduais são médias que desconsideram as grandes diferenças de condições de vida entre municípios de uma mesma UF, ocultando assim a queda nos indicadores sociais ocorrida na maior parte dos municípios brasileiros no período em foco.
D
A elevação do IDH-M brasileiro se deve à imigração de brasileiros para o exterior em busca de melhores salários, especialmente daqueles que viviam nas UF mais pobres.
E
A redução da diferença entre os índices das UF selecionadas na tabela mostra que os indicadores sociais avançaram mais rapidamente onde a pobreza é maior.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!