No contexto moderno da medicina veterinária, os procedimentos anestésicos utilizando drogas inalatórias têm se destacado. Contudo, a anestesia geral intravenosa ainda ocupa grande espaço na rotina dos anestesistas. Em relação à anestesia total intravenosa (TIVA), assinale a alternativa correta.
O propofol é o fármaco hipnótico mais indicado para a TIVA em cães. O rápido metabolismo pelas vias hepáticas e extra-hepáticas associado ao elevado volume de distribuição e baixa taxa de depuração determinam o perfil farmacocinético ideal para TIVA.
O etomidato é um agente hipnótico que apresenta farmacocinética e efeito cardiorrespiratório favoráveis à infusão prolongada, sendo amplamente empregado na TIVA de longa duração.
O conceito de meia-vida contexto-sensível corresponde ao tempo necessário para que a concentração de um fármaco no compartimento central seja reduzida em 50% ao final de cada infusão.
Os opióides, sulfentanil e alfentanil apresentam meia-vida contexto-sensível mais longa do que a fentanila após infusões contínuas e prolongadas.
A remifentanila apresenta estrutura química semelhante a da fentanila, entretanto seu perfil farmacocinético é inadequado para infusões prolongadas.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!