Questão de Eletroterapia
A aplicação da iontoforese transdérmica com introdução de analgésicos envolve o uso da força eletromotriz (voltagem) através de um ânodo carregado positivamente e um cátodo carregado negativamente para induzir a absorção percutânea de um agente terapêutico via transporte ativo para entrega local, regional ou sistêmica. É importante lembrar que a força eletromotriz, ou seja a voltagem, é responsável por transformar o status do movimento de íons eletricamente carregados, cujos campos elétricos interajam entre si. Considerando este importante conceito, assinale a alternativa correta abaixo:
A
Entre os eletrodos (ânodo e cátodo) e a pele, existem compressas ou esponjas embebidas por solução. O ânodo (eletrodo negativo) repele os íons positivos, enquanto o cátodo (eletrodo positivo) repele os íons negativos presentes na compressa ou esponja.
B
Os medicamentos de interface primária devem passar pelo estrato córneo da pele com aproximadamente 10 a 5 micrômetros de espessura.
C
Existem duas vias primárias para a absorção através do estrato córneo: paracelular (entre os corneócitos) e transapendagica (através dos foliculos capilares, glândulas sudoríparas, glândulas sebáceas etc.).
D
Empregando a repulsão de elétrons pela força eletromotriz, a iontoforese envolve a colocação de medicamentos ionizados positivamente (ânodo) abaixo do eletrodo carregado positivamente.
E
De acordo com Sheikh e Dua (2020), entre os fatores que afetam o fluxo de medicação e a entrega final, estão as propriedades da solução analgésica (por exemplo, carga, concentração, tamanho molecular, mecanismo de entrega, tipo de tampão e viscosidade dos constituintes analgésicos e não analgésicos.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!