Um grupo de terapia ocupacional pode ser definido como aquele em que os participantes se reúnem na presença do terapeuta ocupacional, num mesmo local e horário, com o objetivo de realizar uma atividade. Um dos princípios que norteiam a prática desse profissional é a ideia de que o fazer tem efeito terapêutico. Portanto, no contexto grupal, os participantes experimentam outras formas de se relacionar e de vivenciar situações inéditas relativas ao fazer, possibilitando que a ação ganhe um sentido e um significado. Tendo isso em vista, assinale a alternativa correta sobre a atuação do terapeuta ocupacional com grupos.
O instrumental teórico-técnico dos grupos é composto por conhecimento de teorias oriundas de outras áreas do conhecimento. Áreas como a sociologia, filosofia, economia, psicologia, entre outras, contribuem para o entendimento do funcionamento dos grupos. Destaca-se como valiosas ferramentas para compreender o manejo dos grupos as concepções sobre fenômenos de transferências, setting terapêutico, estrutura, processo e papel do coordenador; conhecimentos estes provenientes da filosofia.
Os aspectos técnicos envolvidos no manejo de um grupo de terapia ocupacional envolvem a atenção do terapeuta ocupacional à dinâmica do grupo que é determinada pelas relações dos participantes entre si e pela relação que os participantes estabelecem com a atividade. Já as intervenções realizadas pelo profissional na coordenação do processo terapêutico não interferem diretamente na relação dos participantes com ele, uma vez que esse não é o objetivo primordial.
Para a constituição do grupo, o coordenador deve considerar aspectos como o critério de seleção dos participantes, as características estruturais, o ambiente da terapia, os objetivos, o contexto no qual o grupo está inserido e o contrato grupal estabelecido (tempo de atendimento de uma hora, frequência de encontros semanal, preferencialmente vespertino, dentre outros).
Dominar o manejo do grupo é fundamental para que ele seja efetivamente uma ferramenta terapêutica. O manejo grupal compreende os movimentos do coordenador dirigidos ao grupo na direção dos objetivos, a forma de comunicar-se, de colocar-se, de mostra-se atento, compreendendo a importância do fazer e conduzindo ao significado da ação.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!