A construção de um projeto profissional como prática coletiva também atende às necessidades e aos interesses sociais; contudo, é preciso haver direcionamentos éticos que se constroem por meio da escolha de determinados valores e de sua perpetuação. Quando o projeto profissional serve como direcionador ético da categoria?
Quando atende a necessidades e interesses sociais, mesmo que o projeto não corresponda aos interesses ou ao posicionamento da maior parcela da categoria.
Quando determina os rumos de uma sociedade, ao contribuir para a reprodução da ordem social sem questionamentos quanto ao modo de vida estabelecido socialmente.
Quando se relaciona com um projeto societário e os projetos coletivos e/ou societários se originam das próprias atividades desenvolvidas pelos seres humanos em geral.
Quando responde aos ideais e às projeções profissionais e societárias, conquistando grande parcela da categoria, que, ao se sentir pertencente a um projeto profissional, assume individualmente e coletivamente a sua construção.
Quando se considera a existência de determinantes a-históricos nos projetos coletivos e societários, já que os direcionamentos éticos constituem a essência do ser humano.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!