Questão de Farmacologia e Anestesiologia
O mastocitoma é a neoplasia cutânea mais comum no cão. Sua apresentação é bastante variada, fazendo com que seu aspecto macroscópico o faça ser confundido com outros neoplasmas cutâneos. Dados de literatura apontam que até 46% dos pacientes com mastocitoma morrem do tumor, que pode apresentar comportamento biológico de diferentes graus de malignidade.
Sobre esse tipo de neoplasia, assinale a alternativa correta.
A
Os principais locais de metástases são, em ordem: linfonodos regionais, pulmões e baço.
B
Mastocitomas são classificados histologicamente em três graus, com base em diferenciação celular, pleomorfismo, invasão local e índice mitótico, com o grau III sendo o de maior diferenciação histológica.
C
Exérese cirúrgica com pelo menos 1cm de margem em todos os planos é o tratamento primário. Quimioterapia com vimblastina e prednisona é a terapia auxiliar para aqueles retirados sem margem, ou lomustina como segunda opção.
D
Exérese cirúrgica com pelo menos 2cm de margem em todos os planos é o tratamento primário. Radiação é a terapia auxiliar para aqueles retirados sem margem, ou quimioterapia com vimblastina e prednisona se a radioterapia não estiver disponível.
E
Cães com mais de um nódulo têm prognóstico pior do que cães com tumores individuais.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!