Questão de Políticas Públicas

Como ocurre en el caso de los reglamentos administrativos, también la capacidade de decisão da Administração na emissão de um ato administrativo se encontra condicionada por seu déficit de conhecimento. O que se verifica formalmente, quando se concede uma autorização, é se se cumpriram devidamente os expedientes de autorregulação. Se comprova se as empresas elaboraram os planos de segurança que lhes impõe a legislação; se adaptaram suas instalações à melhor tecnologia disponível; ou se superaram favoravelmente os controles técnicos aos quais, sob sua própria responsabilidade, devem se submeter.

Qual das seguintes afirmações é verdadeira?

A
Esta afirmação, que comporta a admissão de atos administrativos emitidos por sujeitos privados, se encontra devidamente fundamentada na tese doutoral de D. CANALS AMETLER El exercício por particulares de funções de autoridade..., op. cit., e será desenvolvida com algo mais de detalhe por nós ao analisar a publificação das estruturas secundárias de autorregulação.
B
Este caminho já foi parcialmente percorrido, como sinaliza M. STOLLEIS, em “As linhas de desenvolvimento da dogmática…”, op. cit., p. 13: “o ato administrativo deixa de ser o centro da dogmática e seu lugar passam a ocupar o procedimento administrativo enquanto via para chegar a decisões vinculantes, assim como os direitos de participação e informação, imprescindíveis ao efeito, e a relação jurídico-administrativa que a tudo isso surge”. Põe também adequadamente o acento neste aspecto E. MALARET GARCÍA, “Os princípios do procedimento administrativo e o responsável do procedimento”, em Administração Pública e Procedimento Administrativo. Comentários à Lei 30/1992, (Coord. J. Tornos Mas), Bosch, Barcelona, 1994. Um excelente trabalho sobre este tema é de J. PONCE SOLÉ, Dever de boa administração e direito ao procedimento administrativo devido. As bases constitucionais do procedimento administrativo e do exercício da discricionariedade, Lex Nova, Valladolid, 2001.
C
A existência de procedimentos administrativos complexos põe de relevo e destaca a potencialidade daquelas atividades administrativas de caráter decisório que, apesar de não ter caráter final, põem fim a um procedimento administrativo que, por sua vez, se incardina em outro procedimento, que pode ser considerado principal.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!