Sobre esse tema, coloque em ordem cronológica o modo como a autonomia da arte o sua dependência em relação a outras esferas pode ser pensada.
I – (IV) Foi só na contemporaneidade que a arte se autonomizou, e passou a não obedecer aos interesses religiosos, econômicos ou políticos. Mas isso não significa que ela não pensa sobre essas questões, apenas que responde a elas por seu próprio modo de fazer e não por interesses externos.
II – ( I ) Na Antiguidade a arte obedecia aos interesses dos imperadores que pretendiam criar grandes monumentos com o intuito de expressar seu poder de origem divina na terra.
III – (III ) Na Idade Moderna a arte ainda obedecia à interesses religiosos e econômicos-políticos. O patrocínio ou mecenato da arte era realizado por bispos e burgueses com interesses de afirmar certos valores. Mas já começava a aparecer, nesse período, um interesse por pensar as formas artísticas.
IV – ( II ) Na Idade Média a arte era completamente dependente do poder da Igreja Católica. A forte influência desta no próprio poder do Estado fazia com que tudo que fosse produzido tivesse que passar por seu crivo. Artistas considerados como hereges foram perseguidos e mortos durante esse período.
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!