Questão de Psicopatologia

Os transtornos do espectro da esquizofrenia são definidos por anormalidades que afetam uma ou mais funções psíquicas, sendo as mais afetadas as relacionadas à sensopercepção (alucinações), ao juízo (delírios), ao pensamento (desorganizado), à linguagem (discurso desorganizado) e à psicomotricidade (comportamento motor grosseiramente desorganizado ou anormal, incluindo a catatonia). Muitas combinações sintomáticas podem acontecer, consequentemente, apresentações variadas de doenças com dinâmicas semelhantes, que para serem diferenciadas, necessitam explicitar critérios para a classificação diagnóstica. Sendo assim, qual dos critérios diagnósticos abaixo listados está relacionado ao transtorno da personalidade esquizotípica?

A
Um padrão difuso de déficits sociais e interpessoais marcado por desconforto agudo e capacidade reduzida para relacionamentos íntimos, além de distorções cognitivas ou perceptivas e comportamento excêntrico, que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos.
B
Um período ininterrupto de doença durante o qual há um episódio depressivo maior ou maníaco concomitante com dois ou mais dos seguintes sintomas: delírios, alucinações, discurso desorganizado, comportamento grosseiramente desorganizado.
C
Alucinações ou delírios proeminentes com evidências da história, do exame físico ou de achados laboratoriais de que a perturbação é a consequência fisiopatológica direta de outra condição médica.
D
Dois ou mais dos seguintes sintomas: delírios, alucinações, discurso desorganizado, comportamento grosseiramente desorganizado. E a duração de um episódio da perturbação é de, pelo menos, um dia, mas inferior a um mês.
E
Dois ou mais dos seguintes sintomas: delírios, alucinações, discurso desorganizado, comportamento grosseiramente desorganizado, cada um presente por uma quantidade significativa de tempo durante um período de um mês.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!