Sobre os preceitos éticos ligados à Psicologia no Hospital, é incorreto afirmar:
O princípio de responsabilidade científica e profissional estabelecido pela Associação de Psicologia Americana (APA) aponta que o psicólogo deve reconhecer a importância do seu comportamento e atuação, procurando sempre atender, com técnicas específicas, as necessidades de diferentes tipos de clientela.
O respeito à dignidade das pessoas, tal como definido pela APA, refere-se à necessidade do reconhecimento do direito de privacidade, confidencialidade, autodeterminação e autonomia dos indivíduos atendidos. Tal princípio determina não só a guarda sigilosa da informação, mas também o direito à recusa de continuar determinado tratamento.
Na questão da integridade, a APA define o comportamento e atitudes éticas tanto no aspecto científico quanto nas relações entre o ensino e a prática da Psicologia. Em sua atuação, espera-se que o psicólogo tenha comportamentos honestos, justos e respeitosos, qualquer que seja o âmbito de seu trabalho.
A responsabilidade social é colocada como uma responsabilidade científica do profissional diante da comunidade e da sociedade na qual está inserido. As obrigações éticas e deontológicas, neste sentido, referem-se à divulgação dos conhecimentos psicológicos para reduzir o sofrimento e contribuir para a melhoria da humanidade.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!