Michel Foucault foi um filósofo francês que desenvolveu métodos arqueológicos e genealógicos para a compreensão da realidade e da sociedade moderna. Dentre suas obras mais conhecidas, citamos: A Arqueologia do Conhecimento, Vigiar e Punir, Biopolítica do Poder e História da Sexualidade. Para Foucault, o exercício do poder exercido pelo Estado Moderno sobre os corpos dos indivíduos, se tornou um mecanismo muito eficiente para o controle social. Com relação às ações e formas de controle exercidas pelo Estado Moderno sobre os indivíduos no contexto da Modernidade, assinale a alternativa INCORRETA:
O Estado Moderno justificava as suas ações políticas de vigilância e controle nas epístolas católicas que tinham como objetivo garantir os direitos fundamentais aos indivíduos como o bem-estar físico, a saúde perfeita e a longevidade da população.
O Estado Moderno criou leis, normas, regras de comportamento e de conduta e até mesmo punições para os indivíduos que não se adequavam aos padrões instituídos de normalidade para o corpo e para a mente.
O Estado racional implementou ações políticas por vezes violentas e até mesmo arbitrárias com o propósito de manter a ordem social e urbana no contexto da Modernidade.
A ideologia de controle abrangia hospitais, manicômios, prisões, escolas, praças, cemitérios entre outros espaços públicos de convivência, de circulação, de comum uso da população. Nestes espaços, seria instalado um regime que invadiria e vigiaria o comportamento e os costumes dos indivíduos.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!