Um dos mercados nos quais o Estado deve intervir é aquele que incentiva a formação de monopólios. Esses mercados são caracterizados por:
Mercados nos quais o Ótimo de Pareto é atingido pela atuação do monopólio. Contudo, o Estado deve intervir para evitar que a atuação do monopolista afete o bem-estar do consumidor.
Mercados com presença de retornos crescentes de escala, pois nesse tipo de mercado a estrutura de custos da empresa monopolista incentiva a produção de uma quantidade de produtos maior do que a demanda. Por isso, o Estado deve atuar no sentido de evitar o excesso de demanda.
Mercados com retornos decrescentes de escala. Nesse caso, a estrutura de custos da firma incentiva a formação de monopólios e o Estado deve atuar no sentido de regular o mercado diminuindo o poder de mercado do monopolista.
Mercados com retornos crescentes de escala. Nesse caso, a estrutura de custos da firma incentiva a formação de monopólios, e o Estado deve atuar no sentido de regular o mercado diminuindo o poder de mercado do monopolista.
Mercados imperfeitos com a presença de uma única firma com poder de monopólio. Apesar de ser um mercado imperfeito, o Estado não possui capacidade de intervir de modo algum na formação de preços desse mercado, uma vez que a firma possui poder de monopólio.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!