O ciclo de vida familiar passa por várias fases em que mudanças são esperadas, de acordo com o momento em que ocorrem, da constituição de família até a morte dos indivíduos que a iniciaram. Essas mudanças podem ter impactos sociais, culturais, biológicos ou econômicos. É importante que o enfermeiro tenha conhecimento dessas etapas para determinar os aspectos esperados e aqueles que podem representar um problema. Neste contexto, avalie as proposições a seguir e assinale a alternativa incorreta.
As fases do ciclo familiar descritas na literatura consideram os subsistemas que compõem a Teoria do Sistema Familiar, além do suprassistema, que compõe de forma mais importante o ciclo de vida familiar.
Crise da meia idade e o divórcio são acontecimentos que podem ocorrer na fase em que os filhos se emancipam e deixam os pais.
Problemas com o choro dos filhos e sobrecarga materna são mudanças esperadas na fase do ciclo de vida denominado tornar-se pai e mãe.
Depressão, demência e não adesão aos comportamentos de saúde são comuns na fase do ciclo de vida Família na Vida Tardia.
Na formação do casal, mudanças relacionadas à ordenação de novos papéis e o estabelecimento de relações mutuamente satisfatórias são importantes.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!