Os adolescentes sofrem mudanças notáveis no corpo e cérebro, ao mesmo tempo que experienciam ganhos nas habilidades de raciocínio, também vivenciam perdas no desenvolvimento da linguagem. O pensamento assume a proporção abstrata e relativista, ou seja, desenvolvem a habilidade de argumentar logicamente sobre as ideias. Emerge o raciocínio dedutivo e o indutivo, e os adolescentes começam a tomar decisões com relação às situações cotidianas.
Sobre o exposto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- No período da adolescência ocorrem algumas mudanças nos lobos frontais, que desempenham funções de memória, movimentos intencionais, controle de impulsos emocionais, decisões, planejamento e outras funções cognitivas que os adultos utilizam para sua sobrevivência.
II- Quando a infância termina e inicia a adolescência, o cérebro passa do modo de superprodução das sinapses nos lobos frontais para a seleção, ou seja, somente os que formam conexões significativas serão mantidos. As experiências do adolescente moldarão os lobos frontais e indicarão parte de seu desenvolvimento na fase adulta.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!