Você atende a Sra. Maria Rosária da Silva, 66 anos, relatando que mora sozinha, não tem filhos, estava trabalhando como passadeira, mas que está sentindo muitas dores nas pernas e edema e não tem conseguido mais trabalhar e, por isso, tem passado necessidades inclusive com dificuldades de comprar alimentos adequados à sua subsistência. Quando questionada, refere nunca ter contribuído com a Previdência Social. Qual a orientação você deve dar a ela?
Você deve recomendar que ela procure a assistência social e explicar que esta orientação não compete ao profissional de saúde.
Você deve orientá-la a voltar ao trabalho o quanto antes possível, e passar os medicamentos necessários para agilizar sua recuperação.
Você deve manter o foco no atendimento de saúde, sendo sucinto e sem nenhuma orientação a respeito da previdência, pois pode confundi-la.
Você deve orientá-la quanto aos seus direitos previdenciários, pois devido à sua idade ela tem direito de requerer o Benefício de Prestação Continuada (BPC), visto que não possui meios para prover sua própria subsistência ou de tê-la provida pela família.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!