Questão de Farmacologia e Anestesiologia

Em A solidão dos moribundos (1982), Norbert Elias (1897-1990) trabalha com a ideia de que atualmente a morte é “recalcada”. Sobre esta ideia, o autor afirma que

A
se trata de um recalque restrito ao plano individual: experiências e fantasias infantis de culpa e retaliação desempenham um papel importante em como alguém enfrenta o conhecimento de sua própria morte.
B
o impulso civilizador empurrou as ideias de morte e adoecimento para os bastidores sociais. A morte passa a ser entendida como um perigo biossocial, refletindo em como nos comportamos com nossos mortos e moribundos.
C
o conceito de recalque social está dissociado do conceito de recalque no plano individual. Trata-se de um processo civilizador que trouxe as questões relativas à morte e ao adoecimento para o âmbito doméstico.
D
o processo civilizatório, em seu curso ao longo da história, significou um menor controle social e também uma maior consciência dos aspectos mais elementares e animais da vida humana como perigos coletivos e individuais.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!