O pensamento filosófico moderno possui uma marca: a completa inovação do mundo e do homem. Como resultado de uma soma de fatores, a modernidade inaugura um inédito estágio civilizatório de múltiplas e complexas faces. Dentre os fatores que se entrelaçam estão o Renascimento, a reforma e a revolução científica que serão os propulsores de uma nova lógica de vida e de Direito. Sobre os conceitos da Filosofia Moderna (entre os séculos XV/XVI ao XIX), assinale a alternativa CORRETA:
Emerge do pensamento moderno duas faces indissociáveis: o racionalismo teológico e o iluminismo clássico. O racionalismo moderno é fundado na inabalável crença em Deus e dependência da consciência do ser humano em si a um Deus onipotente e onipresente.
A visão unitária da verdade cristã é rompida pela Reforma Protestante com Calvino e Lutero; o conceito de conhecimento passa a ser definido pela Ciência por pensadores como Leonardo da Vinci, Copérnico e Galileu; a política passa a ser definitivamente assunto humano e científico com Bodin e Maquiavel; a arte renasce com Miguel Ângelo, Rafael, El Greco e outros. Definitivamente, o homem torna-se dono de seu destino e de suas escolhas políticas, é livre para se autodeterminar. Afinal, o homem é o 'centro' do universo existencial.
Surge uma nova racionalidade, que embora mantenha sua essência, ainda se vê dependente dos dogmas da igreja e das gloriosas e eternas ideias greco-romanas, justamente porque, nesse momento histórico, o poder clérigo estabeleceu um novo modelo civilizatório com novas formas de ordem política alicerçadas nos direitos racionalmente definidos em contratos sociais sob a égide teológica, determinando uma linha divisória entre o estado de natureza selvagem e bárbaro e a sociedade civil.
A fé triunfa sobre a razão humana, elevando o saber clérigo à autoridade científica, estabelecendo um paralelo linear entre a ciência e os conceitos de pecado e salvação, conduzindo o homem à racionalização de uma nova forma de redenção.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!