As correntes elétricas aplicadas à área da saúde são um dos recursos físicos de uma área denominada Eletroterapia. Existe uma grande diversidade de correntes que podem ser utilizadas. Elas diferem tecnicamente (classificação, forma de onda e frequência, dentre outras) e, com isso, terapeuticamente (indicações, aplicações, contraindicações, etc.). Entretanto, todas possuem um único objetivo: interagir com os tecidos biológicos e induzir reações e modificações em diferentes níveis e objetivos terapêuticos bem definidos. Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As correntes elétricas possuem grande aplicabilidade na estética, seja nos tratamentos faciais ou corporais. Praticamente, todas as patologias estéticas podem ter correntes elétricas dentre as formas de tratamento, com excelentes resultados.
II. Existem correntes que interagem com o tecido promovendo reparação, analgesia e restabelecimento local, por exemplo, num pós-operatório de cirurgia plástica; correntes para estimulação muscular, que promovem fortalecimento e tonificação em pacientes sedentários e ativos, associados, inclusive, ao exercício ativo; correntes que estimulam a drenagem linfática, seja por bombeamento muscular, seja por estimulação da contração do músculo liso da parede dos linfangions, reduzindo edemas e linfedemas; correntes que realizam lipólise por estímulo da cascata lipolítica (ativação do sistema nervoso autônomo simpático) e correntes que promovem a permeação de ativos, entre outras práticas clínicas e indicações.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!