Questão de Epidemiologia

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a “farmacovigilância é a ciência e as atividades relativas à detecção, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos, ou quaisquer outros possíveis problemas relacionados a medicamentos”. Sobre a farmacovigilância, considere as afirmativas abaixo:

  1. Em farmacovigilância, um sinal pode ser definido como o conjunto de notificações sobre uma possível relação causal entre um evento adverso e um medicamento, até então desconhecida ou documentada de modo incompleto, sendo frequentemente necessária mais de uma notificação, dependendo da gravidade do evento e da qualidade da informação.
  2. É possível notificar uma vasta gama de problemas relacionados com medicamentos, desde que se tenha certeza de que a reação foi devida a um determinado medicamento.
  3. A subnotificação das reações adversas graves aos medicamentos pode retardar uma decisão sanitária. Alguns fatores estão relacionados com a subnotificação, tais como ingenuidade, culpa, medo, interesse, incerteza, desconhecimento e apatia.
  4. Segundo a classificação de Rawlins & Thomás (1998), as reações adversas são, tradicionalmente, classificadas em duas categorias: Tipo A (aumentada) e Tipo B (bizarra).
  5. Efeito colateral é um resultado adverso que ocorre durante ou após o uso clínico de um medicamento.

A
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
B
Somente as afirmativas 1, 2 e 5 são verdadeiras.
C
Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas 1, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
E
As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!