Diversos eventos que constroem as identidades do Brasil funcionam para criar laços que permitem ligar pessoas, territórios e acontecimentos. Movimentos político-culturais e projetos de nação emergiram ao longo da História, ressignificados pela mídia e pela historiografia contemporânea em 2008 como formadores de uma memória nacional.
I. O bi-centenário da chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro, quando foi consolidado o monopólio metropolitano no Brasil.
II. Os vinte anos da Constituição Cidadã, em que foi estendido o direito de voto aos analfabetos e jovens entre 16 e 18 anos.
III. Os quarenta anos da publicação do AI-5, no qual foi decretado o fim das eleições diretas para governador e prefeito das capitais.
IV. O centenário da Exposição Nacional de 1908, em que foi celebrado o Brasil como pátria do progresso, da modernidade e do desenvolvimento artístico.
V. Os cinqüenta anos da conquista da Copa do Mundo de Futebol, em que foi elaborada a identidade do Brasil como o “país do futebol.”
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!