O sistema de saúde no Brasil é organizado segundo três níveis de atenção: primária, secundária e terciária. Com relação a estes níveis, é correto dizer que:
Estão enquadrados, na atenção secundária, unidades e programas como postos de saúde, Programa de Saúde da Família e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAS).
O nível de atenção terciária diz respeito à demanda de um nível intermediário de complexidade tecnológica e de recursos humanos, caso em que se enquadram os hospitais gerais.
O nível de atenção primária refere-se à atenção e cuidados básicos em unidades e programas de saúde que atendem à população em um nível baixo de demanda por complexidade tecnológica e da mão de obra.
O nível de atenção primária está ligado aos cuidados que demandam alta complexidade tecnológica e de recursos humanos, caso no qual se enquadram unidades como Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO).
Os níveis de atenção não são definidos pelos cuidados dispensados aos pacientes, mas exclusivamente pelo nível de investimento recebido pelas unidades ou programas pelas instâncias governamentais.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!