Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (2020), a artrite gotosa é uma afecção inflamatória que acomete as articulações e ocorre em situações nas quais as taxas de ácido úrico no sangue estão em níveis acima do normal (hiperuricemia). Essa afecção acomete diversas faixas etárias, incluindo idosos. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a artrite gotosa, em geral, é correto afirmar que essa afecção reumática causa uma apresentação clínica em idosos com prevalência de:
quadro inflamatório aguda, com acometimento em especial do esqueleto axial, causando sinais e sintomas nas articulações da coluna vertebral.
sinais e sintomas inflamatórios, como dor, rubor e edema, que acomete principalmente grandes articulações da cintura pélvica e escapular.
dor, edema e rigidez que surgem abruptamente e acometem em geral uma articulação, com maior gravidade de limitação funcional.
surgimento de sintomas insidioso, com sinais inflamatórios não evidentes, com acometimento poliarticular e com preferência para pequenas articulações.
surgimento de sintomas crônicos, sem sinais inflamatórios evidentes, mas com rigidez de uma ou mais articulações de um mesmo segmento corporal.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!