Sobre a relação apresentada por Amarante (2007) entre as pessoas em sofrimento psíquico e a sociedade, assinale a alternativa incorreta.
O conceito de transtorno mental implicou atitudes negativas, de medo e reprovação, em função das concepções dele decorrentes, tais como periculosidade e irracionalidade, sempre estigmatizantes e discriminatórias.
Foi após a Segunda Guerra Mundial que a humanidade começou a perceber as crueldades que os homens praticavam uns contra os outros e que se deu conta de que atos absolutamente iguais àqueles praticados durante a Guerra eram cometidos contra os “doentes mentais” em instituições muito parecidas com os campos de concentração.
A Psiquiatria Preventiva contribuiu muito para o movimento da Luta Antimanicomial ao introduzir a questão do setor, pois produziu um deslocamento da psiquiatria no sentido das práticas profissionais, que se ampliaram para outras áreas do conhecimento.
No movimento da Luta Antimanicomial, a experiência da comunidade terapêutica e da Psiquiatria Institucional foi valorizada, e dessa prática foi incorporada a necessidade de envolver atores sociais, ou seja, envolver usuários, familiares e todos os operadores do sistema nesse movimento.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!