A representação gráfica da estrutura por idade e por gênero de uma população é feita em uma pirâmide etária, em que a base representa a população jovem (de 0 a 19 anos), a parte intermediária corresponde à população adulta (20 a 59 anos) e o topo indica a população idosa (acima de 60 anos). Cada uma das metades da pirâmide representa um grupo por gênero, e a extensão de cada faixa, em uma escala predeterminada, representa a quantidade. Observando as pirâmides do Rio Grande do Sul nas décadas de 1970 e 2010, podemos concluir que:
Houve um estreitamento da base da pirâmide e um alargamento do topo, indicando um envelhecimento da população, bem como um menor número de nascimentos.
Não há diferenças entre as duas décadas representadas nos gráficos, pois as taxas de nascimento continuaram estáveis ao longo dos anos.
Houve um alargamento da base da pirâmide e um estreitamento do topo, indicando um maior número de nascimentos e um menor números de pessoas acima dos 70 anos.
A população do RS nas décadas de 1970 e 2010 é constituída predominantemente por idosos.
Ocorreu um aumento no número de nascimentos no RS, motivado pelo incentivo do governo, para que a população do estado continue aumentando.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!