Questão de Agricultura

As malformações congênitas podem acometer várias regiões na face, comprometendo de diferentes maneiras tanto a estética facial como a função mastigatória, a respiração e a fonação. Malformação é um tipo de anomalia ou defeito congênito que leva a alterações morfológicas de um órgão, parte dele ou de uma região maior do corpo. É um defeito de desenvolvimento que responde a uma interação embrionária e resulta em malformações múltiplas e complexas. Sobre este assunto assinale a alternativa correta.

A

Na microssomia hemifacial, os músculos da mastigação do lado afetado (masseter, temporal e pterigóideos medial e lateral) podem estar deficientes ou ausentes. A hipoplasia ou ausência do músculo pterigóideo lateral está relacionada com a gravidade do defeito ósseo e acarreta limitação de movimentos de abertura e fechamento da boca.

B

A instalação do distrator intraoral em portadores de microssomia facial, muitas vezes, é dificultada pela presença de germes dentários e pela restrição do acesso intraoral, dependendo da localização da fixação do aparelho. Já o distrator extraoral pode ser fixado em regiões de fácil acesso, o que não traz complicações, pouca chance de infecção local, promove cicatrizes discretas, porém pode causar lesão de ramos do nervo facial.

C

Na microssomia hemifacial tipo III, tanto o côndilo mandibular como o ramo e a cavidade articular estão anatomicamente satisfatórias, facilitando o procedimento cirúrgico de enxertia. Nos casos mais graves, muitas vezes, faz-se necessária a realização de novas enxertias, tanto da associação de osso e cartilagem (costocondral), como de osso retirado da crista do osso ilíaco ou da calota craniana, a fim de se chegar a um melhor resultado.

D

Na síndrome de Treacher Collins o aspecto facial característico envolve fendas palpebrais deslocadas inferiormente, podendo ter ausência de cílios e coloboma em pálpebra inferior, pois a cavidade orbitária é oval e inclinada para baixo e para fora. O pavilhão auricular é deformado e a rima bucal apresenta-se aumentada.

E

Várias técnicas cirúrgicas têm sido indicadas para alongar a mandíbula hipoplásica em pacientes com síndrome de Treacher Collins, incluindo enxertos ósseos vascularizados e não vascularizados e osteotomias. Estes procedimentos não são indicados durante a fase de crescimento, na tentativa de minimizar a deformidade, após o término do crescimento, para corrigi-la, é realizado o planejamento e correções cirúrgicas.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!