Questão de Epidemiologia

Com relação à Lei nº 13.709/2018, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e à sua contribuição para o Sistema de Proteção ao Denunciante no Brasil, assinale a opção correta.

A
A LGPD  inseriu no ordenamento jurídico brasileiro a figura da pseudonimização, definida como “o tratamento por meio do qual um dado perde a possibilidade de associação, direta ou indireta, a um indivíduo, senão pelo uso de informação adicional mantida separadamente pelo controlador em ambiente controlado e seguro.” A pseudonimização relaciona-se diretamente com o tratamento da denúncia no âmbito das ouvidorias, uma vez que é uma das formas de garantia da proteção da identidade do denunciante.
B
Segundo a LGPD, a pseudonimização é a utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis no momento do tratamento, por meio dos quais um dado perde, definitivamente, a possibilidade de associação, direta ou indireta, a um indivíduo.
C
Ao pseudonimizar a denúncia, a ouvidoria necessita apenas retirar dela o nome do denunciante, pois esse é o único dado de identificação que pode ensejar retaliações.
D
A pseudonimização constante da LGPD não tem qualquer relação com o tratamento de denúncias no âmbito das ouvidorias, uma vez que ela não garante a proteção à identidade do denunciante.
E
Embora trate da pseudonimização e da anonimização de dados e informações, a LGPD não tem relação direta com o tratamento de denúncia no âmbito das ouvidorias no Brasil.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!