O planejamento urbano, na atividade do arquiteto urbanista, precisa ser visto em todos os seus aspectos. Segundo Roberto Lobato Corrêa, a cidade é um complexo conjunto de usos da terra justapostos entre si, ou simplesmente espaço urbano. Nesta visão ampla do que é cidade, analise as alternativas e marque a CORRETA.
As cidades são organismos vivos, e como todo organismo vivo, passa por modificações constantes, sobretudo na distribuição dos usos na cidade.
Quando se fala de mobilidade urbana, falamos de engenharia de tráfego e da forma como as pessoas se deslocam na cidade; logo, não se enquadra no papel do arquiteto urbanista.
No planejamento urbano é necessário separarmos a questão do meio ambiente das questões verdadeiramente urbanas, visto que nas cidades temos a predominância do ambiente artificial, extremamente modificado pela presença humana.
Em países com o nível de industrialização maior, observamos uma maior dinâmica urbana, se comparados com cidades menos desenvolvidas.
O aspecto cultural e suas manifestações, apesar de se mostrarem de diferentes formas a depender da cidade, não são relevantes no processo de planejamento urbano.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!