Além do IBAMA, muitas secretarias municipais de meio ambiente são responsáveis pelo licenciamento ambiental. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
Os processos de licenciamento conduzidos por instituições federais, estaduais ou municipais têm relação direta com o quadro de “novo desenvolvimentismo” em que o Brasil se encontra, no qual se identifica a necessidade de aceleração dos processos de licenciamento para que os empreendimentos aconteçam.
Durante a análise de impactos de determinados empreendimentos, serão identificados impactos que não poderão ser eliminados ou mitigados. Para esses casos haveria necessidade de se promover uma compensação ambiental.
A fiscalização ambiental consiste no dever que o Poder Público tem de fiscalizar as condutas daqueles que se apresentem como potenciais ou efetivos poluidores e utilizadores dos recursos naturais, de forma a garantir a preservação do meio ambiente para a coletividade.
Compete ao IBAMA o licenciamento de empreendimentos e atividades com significativo impacto ambiental de âmbito nacional ou regional, ou seja, os processos de licenciamento mais complexos.
Os processos de fiscalização não identificam a efetiva implantação de medidas mitigadoras e compensatórias previstas em licenças ambientais.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!