Podemos interpretar a filosofia de Foucault como uma expressão fenomenológica, ou seja, aquela que compreende o homem como um ser único. Dessa forma, de que modo o indivíduo expressa sua dimensão única e exclusiva, próprio do pensamento fenomenológico?
Toda a vida em sociedade se justifica em Foucault pela essência humana que se faz única. Nessa unicidade é que está a dimensão fenomenológica, sendo a espécie humana como um todo a expressão mais evoluída da criação da natureza.
Em Foucault o homem é um ser que partilha sua essência com os demais indivíduos, pelas relações, pelos valores e pelos ideais sociais que são vividos em conjunto.
Foucault inaugura a fenomenologia no pensamento filosófico, trazendo um olhar psico comportamental acerca de sua organização e posicionamento político e social.
Para a fenomenologia, cada indivíduo se constitui e se descobre conforme as experiências, os movimentos históricos, sociais e políticos que vivência, que formam a sua existência e lhe trazem significado enquanto pessoa.
Fenomenologia em Foucault se dá pela observação atenta de cada indivíduo sobre si mesmo. Ao olhar para si, o homem descobre um ser que partilha de valores ancestrais, sentimentos e expressões que são reflexo da gênese humana que se renova em cada homem.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!