No que concerne aos sistemas de tratamento de efluentes líquidos, temos várias questões associadas.
O que são fontes pontuais de poluição?
São as que atingem o aquífero através de um ponto. Exemplos: sumidouros de esgotos domésticos, comuns em comunidades rurais, aterros sanitários, vazamentos de depósitos de produtos químicos, vazamentos de dutos transportadores de esgotos domésticos ou produtos químicos. Essas fontes são responsáveis por poluições altamente concentradas na forma de plumas.
São as que contaminam áreas extensas. Normalmente, são devidas a poluentes transportados por correntes aéreas, chuva e pela atividade agrícola. Em aglomerados urbanos em que não haja rede de esgotamento sanitário, as fossas sépticas e sumidouros estão de tal maneira regularmente espaçadas que o conjunto acaba por ser uma fonte difusa de poluição. A poluição proveniente das fontes difusas se caracteriza por ser de baixa concentração e atingir grandes áreas.
São as que contaminam áreas extensas. Normalmente, são devidas a poluentes transportados por correntes aéreas, chuva e pela atividade agrícola. É necessário enfatizar que, ao longo de um mesmo curso, há lugares em que o fluxo se dá do aquífero para o talvegue e outros em que se dá o inverso, isso é, as águas do rio se infiltram em direção ao aquífero.
São as provocadas pela infiltração de águas superficiais de rios e canais contaminados. A possibilidade dessa poluição ocorrer dependerá do sentido de fluxo hidráulico existente entre o curso d’água e o aquífero subjacente. É necessário enfatizar que, ao longo de um mesmo curso, há lugares em que o fluxo se dá do aquífero para o talvegue e outros em que se dá o inverso, isso é, as águas do rio se infiltram em direção ao aquífero. A existência de poços profundos em funcionamento nas proximidades do curso d’água poderá forçar a infiltração de água contaminada no aquífero, invertendo o seu fluxo ou aumentando sua velocidade.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!