A complexa relação entre carga de trabalho e adaptação orgânica sintetiza a unidade mínima para o desenvolvimento da forma desportiva. Sobre isso, é possível inferir a importância do intervalo de recuperação dentro da periodização do treinamento com papel fundamental para a manifestação da adaptação.
Refletindo sobre o intervalo de recuperação relacionado às diferentes vias metabólicas de energia muscular, assinale a alternativa correta:
O intervalo de recuperação deve ser sempre superior a 1 minuto para que todas as reservas energéticas sejam estabelecidas.
Ao trabalhar o intervalo de recuperação, é necessário ter atenção sobre sua influência na densidade do estímulo e no acúmulo de metabólitos resultantes de uma recuperação incompleta, sendo considerado o mínimo de 1 minuto de intervalo entre os estímulos.
A via metabólica de produção de energia muscular tem pouca relação com o intervalo de recuperação, mas, sim, com a produção do movimento em si.
Para que as reservas imediatas de creatina fosfato sejam repostas, bastam alguns segundos de recuperação. No entanto, essa relação aumenta ao adentrar as diferentes formas metabólicas para a produção de energia como, por exemplo, a via glicolítica e a remoção completa de seus metabólitos.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!