É preciso estar atento ao caráter de refilantropização e assistencialismo que trata a questão social de forma pontual com enfoque emergencial, descaracterizando a garantia de direitos sociais. Neste contexto, como o discurso da ajuda mutua, em que cada um deve fazer a sua parte, pode ser pernicioso para a garantia de direitos sociais?
Esse discurso não é pernicioso, ao contrário, mostra que a responsabilidade sobre a desigualdade social está dentro de cada um.
Esse discurso não é pernicioso, ao contrário, garante que mais pessoas tenham mais acesso aos direitos sociais.
Com esse discurso o sistema capitalista gera lucros que não são distribuídos entre os funcionários já que a maioria é voluntária.
Com esse discurso o sistema capitalista gera lucros através do terceiro setor na medida em que incentiva uma cultura de ações individualistas e por consequência, desarticula a sociedade civil enfraquecendo suas reivindicações fragilizando a garantia de direitos sociais.
Com esse discurso as demandas deixam de ser atendidas pelo terceiro setor e passam a ser atendidas pela população que não tem competência para compreender e atuar em questões sociais tão complexas.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!