Questão de Bioquímica, Digestão, Metabolismo e Absorção de Nutrientes

De acordo com a ANVISA (2020), aditivo alimentar, é qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos, sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação de um alimento. No Brasil, há 23 classes de aditivos permitidas e, portanto, 23 funções diferentes que estas substâncias podem desempenhar nos alimentos. Todos eles são devidamente aprovados pela Anvisa. Antes de serem autorizados para uso, os aditivos são submetidos à avaliação toxicológica. Essas substâncias devem ser limitadas ao menor nível para alcançar o efeito desejado, de modo que sua ingestão não supere os valores de ingestão diária aceitável (IDA). Os aditivos ainda são classificados de acordo com natureza, sua utilização e sua composição.

A

Estabilizantes são aditivos aplicados para tornar possível a manutenção de uma dispersão uniforme de duas ou mais substâncias imiscíveis de um alimento.

B

Umectantes são aditivos para proteção da perda de umidade em ambiente de baixa umidade relativa, ou que facilita a dissolução de uma substância em meio aquoso.

C

Acidulantes são aditivos que alteram a acidez ou controlam a alcalinidade dos alimentos.

D

Edulcorantes são aditivos diferentes dos açúcares que conferem sabor doce ao alimento.

E

Aromatizantes são aditivos com propriedades aromáticas e/ou sapáticas capaz de conferir ou reforçar o sabor e/ou aroma do alimento.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!