Analisando as seguintes afirmacoes podemos concluir que:
I - As espécies mantêm sempre o mesmo número de cromossomos, e esse número não sofre alterações ao longo da vida do indivíduo. Os seres humanos possuem 46 cromossomos dispostos em 23 pares. Destes, 22 pares são semelhantes morfologicamente e portanto são chamados de autossomos; e o último par possui diferenças morfológicas e forma o par de cromossomos sexuais.
II - As células de um indivíduo são chamadas de somáticas por possuírem dois conjuntos de cromossomos, um conjunto materno (n) e outro conjunto paterno (n), e todas são 2n. Para manter esse número constante, as células germinativas (ovócito e espermatozoide) somente possuem metade do número, isto é, um conjunto (n).
III - Durante sua formação, as células que dão origem às células germinativas (ovócito e espermatozoide) passam por várias divisões celulares (meiose) em que o número de cromossomos é reduzido a um conjunto.
IV - Quando o espermatozoide (n) fertiliza o ovócito (n) o padrão (2n) é reestabelecido. A partir daí, se inicia a mitose que será responsável pelo crescimento em número de células do embrião e do feto.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!