Com base no texto, quanto aos aspectos do desenvolvimento das capacidades necessárias ao servidor público, é correto afirmar:
O Plano de Desenvolvimento de Possibilidades (PDP) é um documento a ser elaborado pelos órgãos públicos, o qual deve considerar o processo de qualificação e capacitação dos servidores alinhados à estratégia e ao planejamento organizacional.
Para desenvolver um bom Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP), faz-se fundamental a realização de um diagnóstico de competências necessárias ao exercício do cargo ou da função, considerando suas três dimensões: conhecimentos, honestidade e atitudes.
A construção de uma matriz de competências dificulta que sejam identificadas as capacidades e estabelecidos padrões de desempenho para os diversos perfis e níveis de atuação dos agentes públicos, constituindo-se como um empecilho para subsidiar processos de gestão por competências.
Na literatura, é consenso que o domínio de competências técnicas (hard skills) é mais relevante para assegurar a qualidade do trabalho e entregas dos agentes públicos do que o domínio do conjunto de competências de viés notadamente comportamental (soft skills).
O Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) é um instrumento fundamentado na gestão por competências, que estabelece diretrizes para o melhor monitoramento, economicidade e eficiência para realização das ações de desenvolvimento, prevendo, inclusive, o controle dos riscos de sua execução.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!