Considerando os aspectos éticos do atendimento a pessoas vivendo com HIV/Aids, leia a situação a seguir: "O psicólogo que trabalha em um hospital geral recebe o pedido de atendimento de um paciente internado na enfermaria de pneumologia. O médico solicitou a sorologia para HIV sem explicar para o paciente do que se tratava e, quando o resultado veio positivo, relatou a situação no prontuário e solicitou que equipe de infectologia venha “dar o diagnóstico”. Também solicitou atendimento psicológico, pois está preocupado com o comportamento do paciente. A família do paciente (esposa e mãe) também está muito angustiada e interpela a equipe de enfermagem perguntando o que está acontecendo". Como o psicólogo deve proceder? Assinale a resposta correta:
Deve comunicar o diagnóstico para o paciente, na medida em ele é a melhor pessoa para acolher as angústias do paciente. Nesse sentido, aproveita para falar o que está acontecendo para os familiares, ajudando-os a lidar com os conflitos que surgirem e, além disso, ajuda a equipe de enfermagem a lidar com a abordagem insistente de informações pela família.
Deve atender o paciente em psicoterapia individual, pois somente assim poderá abordar os verdadeiros conflitos inconscientes do paciente.
Deve orientar a equipe de saúde a tomar precauções de contágio, pois o vírus HIV é muito resistente, colocando o paciente em isolamento imediatamente.
Deve conversar com a equipe de saúde, trabalhando a necessidade do sigilo e a importância de que o médico seja a pessoa que vai comunicar o diagnóstico. Deve avaliar os recursos emocionais do paciente para lidar com o diagnóstico e comunicar isso ao médico e à equipe, se dispondo a ajudar no momento em que este for conversar com o paciente.
Poderá orientar a equipe de enfermagem a comunicar a família sobre o diagnóstico e, assim, ajudar a preparar a paciente para receber a notícia.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!