Questão de Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: raça, classe e gênero
Diversos movimentos sociais emergiram nos anos 1990, no Brasil, e na América Latina (Movimento dos Sem Terra, Zapatistas, Piqueteros, entre outros). Apesar de suas diferenças políticas, sociais e ideológicas, esses movimentos combatem o caráter concentrador de riqueza praticado por governos apoiados em políticas econômicas de estabilização monetária apresentadas como anti-inflacionárias, que dão primazia ao pagamento da dívida externa por meio do superávit primário. Tais políticas econômicas são também denominadas:
A
Nacional-desenvolvimentistas por priorizarem desenvolvimento da indústria de capital nacional em detrimento dos investimentos estrangeiros.
B
De bem-estar social, por priorizarem o estabelecimento de um grande pacto social entre as classes e os grupos sociais nacionais, como forma de gerir responsavelmente o fundo público.
C
Neoliberais, pois, em nome do desenvolvimento do país, priorizam os interesses econômicos e políticos de frações sociais ligadas ao capital financeiro nacional e internacional.
D
Nacional-populistas, pois, como no governo de João Goulart, voltam-se para a ampliação dos direitos sociais e trabalhistas, beneficiando milhões de trabalhadores em condições precárias de trabalho.
E
De Planificação Estatal, uma vez que se encontram estruturadas em torno do princípio de crescer para redistribuir, opondo, assim, o Estado Nacional ao livre-comércio global.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!