Quais são as características das diferentes camadas de formação do solo?
Serrapilheira é a camada orgânica formada pela queda de folhas, galhos, pequenos animais e seus dejetos, servindo como fonte de nutriente para as camadas posteriores.
Solo superficial é a camada mais próxima à superfície, com alta concentração de matéria orgânica e presença de microrganismos e raízes vegetais, apresentando alta fertilidade, textura e cor variadas, dependendo da rocha base e do clima.
Subsolo é a camada intermediária, geralmente mais compacta, com menor concentração de matéria orgânica e maior presença de minerais de argila, apresentando acúmulo de argila e ferro, dando origem a cores avermelhadas, amareladas ou brancas.
Camada de transição é a camada que faz a ligação entre o solo e a rocha base, com menor presença de matéria orgânica e maior presença de fragmentos de rocha, apresentando material mais rochoso e pobre em nutrientes.
Rocha mãe é a camada mais profunda, constituída pela rocha base que deu origem ao solo, não apresentando características de solo, já que ainda é rocha, mas influenciando na formação do perfil do solo devido à sua composição e estrutura.
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!