O termo anestesia dissociativa é usado para descrever o estado de anestesia induzido por substâncias que interrompem a transmissão ascendente, sem deprimir de maneira generalizada todos os centros cerebrais. Com relação aos anestésicos dissociativos, assinale a alternativa INCORRETA.
Dentre os mecanismos de ação propostos tem se a depressão seletiva da atividade neuronal no eixo neocorticotalâmico e no núcleo central do tálamo, com a estimulação simultânea de algumas estruturas do sistema límbico, e antagonismo dos receptores N-metil-D-aspartato.
A analgesia produzida se dá mesmo em doses sub-anestésicas, sendo que o grau de analgesia produzida parece ser maior para dor somática do que para dor visceral.
Produzem estimulação cardiovascular indireta, sendo a elevação da frequência cardíaca e da pressão arterial geralmente produzida por aumento da atividade simpática eferente.
Quando usados isoladamente, não deprimem a resposta ventilatória à hipóxia e, quando usados em doses maiores, a respiração é caracterizada por padrão apnêustico, curto e irregular, muitas vezes provocando salivação e aumento da secreção do trato respiratório.
Em gatos, a excreção dos anestésicos dissociativos não é dependente da via renal, tornando estes fármacos seguros para utilização em animais que apresentem disfunção renal importante.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!