Em química inorgânica é comum o uso da água como solvente durante reações químicas. Entretanto, outros solventes inorgânicos comuns tais como amônia líquida e ácido sulfúrico, ambos na sua forma anidra, também podem ser empregados. Considerando os equilíbrios de auto-protólise dos solventes abaixo relacionados e seus respectivos valores de pKa, assinale (V) para a afirmativa VERDADEIRA e (F) para a afirmativa FALSA.
( ) A adição de um composto químico de pKa menor que o do ácido sulfúrico (solvente) irá desprotonar este último, gerando íons HSO4- fazendo com que o composto inicial comporte-se como uma base de Brønstead.
( ) O ácido etanóico (pKa = 4,8), que é considerado fraco em meio aquoso, terá sua acidez aumentada se o sistema de solvente for amônia líquida anidra.
( ) A reação química ocorrida entre iodeto de amônio e amideto de potássio em amônia líquida pode ser considerada uma reação de neutralização.
( ) Ao adicionarmos HNO3 (pKa = -1,3) em H2SO4, pode-se afirmar que o primero será protonado pelo solvente indicando que, nesta situação, o HNO3 estará atuando como um ácido de Brønstead.
( ) Em solução aquosa, o HCl (pKa = -8,0) pode ser considerado um ácido mais fraco que o HBr (pKa = -9,0) devido suas diferenças de constante de dissociação ácida.
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!