Leia o texto abaixo:
“As transformações simplesmente mecânicas (fragmentação das rochas e dos grãos minerais) são denominadas intemperismo físico e ocorrem basicamente por adaptações a variações de temperatura e de pressão. Entre os mecanismos mais comuns de intemperismo físico está a variação diuturna e sazonal da temperatura, que provoca contração e expansão diferencial. Essa variação provoca tensões entre os grãos de rocha, que acabam por se descolar e se fragmentar, transformando a rocha dura num conjunto de grãos desagregados e fraturados. Todos os mecanismos descritos de fragmentação e desagregação do intemperismo físico concorrem para a entrada da água da chuva na rocha. A presença da água no estado líquido, em contato com as rochas promove reações químicas, a cujo conjunto se dá o nome de intemperismo químico. Assim, em contato com a água da chuva, considerada neste contexto como uma “solução de alteração” ou “de intemperismo”, carregada de substâncias dissolvidas ao longo de sua trajetória pela atmosfera e pelo contato com a biosfera, os minerais das rochas sofrem reações químicas diversas, que dependem dos reagentes (soluções de alteração). O resultado das reações será em soluções lixiviação e o conjunto de minerais secundários, que constituem as formações superficiais.”
Disponível em: www.midia.atp.usp.br/impressos/lic/modulo02/geologia_PLC0011/geologia_top07.pdf. (Acesso em 02/05/2024, Adaptado)
Com base no trecho adaptado, estudos realizados e material da disciplina, analise as seguintes afirmativas:
I. O intemperismo físico pode ser entendido como mecanismos modificadores das propriedades físicas dos minerais e rochas, ocasionando a degradação, separando os grãos minerais antes coesos, e sua fragmentação, transformando a rocha inalterada em material descontínuo e friável;
II. A origem das rochas ocorre em condições extremas de temperatura e pressão, que quando expostas a atmosfera, ficam sujeitas às condições de umidade, de temperatura, precipitação e de pressão diferentes daquelas de origem;
III. O principal agente do intemperismo químico é a água da chuva, que infiltra e percola pelas rochas;
IV. A reação do intemperismo químico pode ser interpretado como: Mineral + solução de alteração ⇒ Mineral II + solução de lixiviação.
É correto o que se afirma em:
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!