Questão de Saúde Mental

A definição de somatização vem se modificando nas últimas décadas. Originalmente ela foi pensada como um mecanismo de interferência da mente no corpo, sinalizando a interação entre sofrimento emocional e adoecimento físico. Pode-se afirmar quanto à compreensão mais atualizada acerca da somatização que considerando:

A
os avanços das pesquisas em neurociências, sabe-se atualmente que o inconsciente é psicossomático e, portanto, não faz sentido conceber a somatização como sendo resultado da ação do psíquico sobre o somático.
B
os avanços das pesquisas em psiconeuroimunologia, não é mais possível sustentar a dualidade corpo mente no fenômeno da somatização, pois é indubitável a relação orgânica entre estresse e doenças somáticas.
C
os modelos multicausais e integrais que atualmente norteiam as pesquisas em saúde, todas as doenças são determinadas pelos aspectos psicológicos e sociais envolvidos na sua evolução, ou seja, são psicossomáticas.
D
a existência de lesões anatomoclínicas, é possível afirmar exatamente o oposto: há um mecanismo de interferência do corpo sobre a mente que determina sintomas psíquicos em quadros orgânicos já diagnosticados.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!