"O cara está fazendo uso de tudo, crack, maconha, álcool e sintética, e tudo, ele é total flex, o que vier ele está usando, só que o que acontece, ele está praticando redução de danos, aí ele corta a sintética, depois o crack, depois a cocaína, e vai indo... redução de danos é um trabalho de formiguinha, você chega lá na linha do trem e o cara está lá dando uma paulada, você vai chegar pro cara e falar: "pô meu, não fuma crack não, isso daí faz mal pra você, isso daí os caras fazem com óleo diesel"...o cara sabe disso mano, ele não vai parar de usar porque você está falando aquilo pra ele". (Thiago Ribeiro dos Santos, usuário e participante do projeto em redução de danos "Pode Crer", em Sorocaba-SP, 2016).

 

Sobre a perspectiva do trabalho em psicologia com redução de danos, analise as assertivas:

 

I - A vinculação com o usuário é primordial, não deve ser baseada em moralismos e julgamentos, o usuário deve ser ouvido para que possa construir suas formas de enfrentamento.

II - Usuários devem ser capacitados sobre a política de redução de danos para que possam ajudar e conduzir a equipe em outras intervenções.

III - A redução de danos parte dos recursos e concepções que uma pessoa tem, não impõe um modo de vida correto, dentro dessas concepções dos usuários existem muitas possibilidades.

IV- A política de redução de danos não trabalha com a internação pois entende que as questões afetivas devem ser trabalhadas no social ao qual o indivíduo está inserido.

 

Estão corretas as assertivas:

A

I e II, apenas.

B

II e III, apenas.

C

III e IV, apenas.

D

I, III e IV, apenas.

E

I, II, III e IV

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!