Questão de Radiologia
Durante a vida do dente, as cavidades pulpares podem sofrer alterações em sua morfologia, sendo elas fisiológicas ou patológicas. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
A
A deposição de dentina secundária se inicia a partir do momento em que o dente irrompe na cavidade bucal e, fisiologicamente, prossegue enquanto houver vitalidade pulpar. Porém, não há preocupação com esse tipo de dentina, já que não afeta o volume dos canais, independentemente da idade.
B
As calcificações distróficas ocorrem no tecido pulpar e apresentam-se de forma esférica, ovalada ou elipsoide. Essas calcificações podem estar livres no tecido pulpar ou aderidas às paredes da cavidade pulpar, mas nunca obstruem a câmara pulpar ou o canal radicular.
C
A reabsorção interna se desenvolve dentro da cavidade pulpar e está diretamente relacionada à inflamação pulpar. Forma-se uma cavidade constituída de nichos, as chamadas lacunas de Howship. Radiograficamente, apresenta-se como uma área radiolúcida, com aumento uniforme de aspecto ovalado, do canal radicular.
D
A deposição de dentina terciária ocorre nas paredes onde os túbulos dentinários foram expostos a algum agente agressor. É uma deposição de dentina localizada e pode modificar o volume da câmara pulpar, porém sem o risco de obliteração das entradas dos canais radiculares.
E
As agulhas cálcicas são calcificações que se formam na câmara pulpar e radiograficamente se apresentam com formato esférico ou ovalado. Durante o tratamento, podem ser removidas facilmente com o uso de curetas.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!