Habilidade: H25 – Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.
INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa sabe que, de fato, as ações afirmativas alcançam objetivos significativos, como contemplar as camadas vulneráveis da sociedade com o serviço de qualidade oferecido pelas universidades públicas, porém isso não pode ser creditado como eliminação das desigualdades, que habitam os fundamentos da nossa sociedade.
INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa está atento que no século XIX já havia movimentos sociais que reivindicavam direitos de cidadania para grupos minoritários, porém isso não se aplicava ao debate acerca do ingresso nas universidades, que só passaram a ter a sua formação tal como a conhecemos a partir da década de 1930.
INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa observa que a qualidade do ensino superior é incontestável, mas isso não se deve ao fato da inclusão de grupos minoritários. A inclusão atende a um preceito de que o ensino público deve ser universal, e não restrito a uma parcela favorecida historicamente.
CORRETA. As ações afirmativas não são uma marca da sociedade contemporânea. Pelo menos no Brasil, desde o século XIX há registros de um combate à discriminação por meio de cotas. O que ocorreu no século XXI foi uma vitória dessas ações, como na implementação de política de cotas, gerando imensa repercussão em mídias de ampla circulação, fomentando projetos e redefinindo certas configurações da esfera pública.
INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa está atento à importância dada à conquista de ações afirmativas, como a política de cotas, por parte dos meios de comunicação. No entanto, a mídia não proporcionou o alcance dos objetivos dos grupos minoritários, pelo contrário, a partir do que foi implementado legalmente é que se fomentaram matérias nesses meios de divulgação.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!