Questão de Epidemiologia

Leia o trecho a seguir: “A Organização Mundial de Saúde (OMS) define como doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) as doenças cerebrovasculares, cardiovasculares, diabetes mellitus, doenças respiratórias obstrutivas, asma e neoplasias, que compartilham diversos fatores de risco. As DCNT são as mais prevalentes e responsáveis pela maior morbimortalidade no mundo.” Fonte: THEME FILHA, M. M. et al. Prevalência de doenças crônicas não transmissíveis e associação com autoavaliação de saúde: Pesquisa Nacional de Saúde, 2013. Revista Brasileira de epidemiologia, São Paulo, v. 18, supl. 2, p. 83-96, dez. 2015.

Considerando o trecho apresentado e o conteúdo estudado sobre prevalência, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A prevalência de uma doença é medida de acordo com a contagem de casos presentes, sejam eles novos ou não. É a averiguação do que está acontecendo em tempo real em uma população.

II. Com os dados obtidos com esse indicador de saúde, é possível mensurar os riscos e agravos à saúde na população estudada.

A
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.
B
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
D
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E
As asserções I e II são proposições falsas.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!