Com relação aos projetos de instalações prediais de águas pluviais, é correto afirmar:
No dimensionamento de condutores horizontais sempre que haver conexões com outra tubulação, mudança de declividade, mudança de direção, deverá ser previstas inspeções nas tubulações aparentes, assim como a cada trecho de 20 metros nos percursos retilíneos.
A intensidade de precipitação (l) varia de acordo com a área de projeção horizontal, sendo assim, quando está área for menor que 100m² a intensidade que deverá ser adotada é de 150mm/h. Se a área for maior que 100m² deve basear-se na Tabela 1 disposta na NBR 10844/1989.
De acordo com a NBR 10844 (1989), o dimensionamento dos condutores horizontais de seção circular deverá ser realizado para o escoamento com lâmina da altura igual a 1/3 do diâmetro interno (D) do tubo.
No dimensionamento dos condutores verticais e horizontais, os diâmetros internos devem ser dimensionados a partir da vazão de projeto (L/min), da altura da lâmina de água na calha (mm) e do comprimento do condutor vertical (m), lembrando que o diâmetro mínimo destes condutores é de 50mm.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!