Questão de História Econômica Brasileira
No período que se estende do final da década de 1970 até o Plano Real registraram-se vários episódios de aceleração inflacionária. Sobre esses episódios, podemos afirmar:
A
Um dos efeitos perversos da instabilidade das taxas de câmbio e juros e a elevação da inflação foi o estabelecimento de uma dinâmica de formação de preços defensiva, refletida nas margens de lucro das empresas, reforçando o círculo vicioso que contribuía para a própria aceleração da inflação nos anos 1980.
B
A aceleração da inflação nos anos 1980 teve como consequência o encurtamento dos prazos de contratos financeiros, o que se refletiu tanto na cautela do sistema bancário em relação a empréstimos de prazos mais alongados, quanto nas aplicações dos agentes não-financeiros, que passaram a priorizar ativos remunerados e com grande liquidez.
C
A aceleração da inflação em 1979 fez com que os gestores de política econômica do Governo Figueiredo abandonassem totalmente as políticas ortodoxas de controle de demanda e passassem a aplicar experimentos heterodoxos, que se tornariam comuns no decorrer da década de 1980.
D
A desindexação de salários foi uma iniciativa utilizada entre 1980 e 1983 para evitar que uma aceleração exagerada da inflação acabasse por neutralizar o impacto da maxidesvalorização da taxa de câmbio real.
E
A aceleração da inflação em 1983 resultou da combinação de um choque cambial com um choque agrícola, este em parte explicado pela política de exportações de produtos agrícolas, em parte por acidentes climáticos, e em parte pelo próprio efeito do choque cambial sobre os insumos utilizados na produção dos gêneros agrícolas.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!