Questão de Psicologia Hospitalar

A inserção do psicólogo no ambiente hospitalar representa uma estratégia da Psicologia da Saúde, que focaliza a atenção terciária e delimita um espaço físico para o campo de práticas com diversas possibilidades de atuação. Assim, a Psicologia no hospital geral se refere à atuação do psicólogo em uma instituição com pacientes que estão vivenciando a situação de adoecimento e hospitalização. A Política Nacional de Atenção Hospitalar considera o hospital um local adequado para as práticas de promoção da saúde, prevenção, tratamento de doenças e reabilitação, aspectos relacionados ao processo saúde-doença.
I. “É preciso compreender as alterações emocionais vivenciadas pelos pacientes hospitalizados diante de uma situação de luto proveniente do surgimento da doença.”
II. “Acompanhar o indivíduo no processo de elaboração dessa experiência por meio da exploração das verbalizações de maneira que o manejo da resistência e da transferência é fundamental.”

A
A afirmativa I é verdadeira; a II é falsa em relação à atuação em psicologia hospitalar.
B
A afirmativa I é falsa, mas a II é verdadeira ao indicar o foco da atuação em psicologia hospitalar.
C
As afirmativas I e II são verdadeiras e ambas se referem, respectivamente, à atuação em psicologia hospitalar.
D
As afirmativas I e II são verdadeiras; a I refere-se ao foco de atuação e a II à explicação pela qual tal foco se faz importante.
E
As afirmativas I e II são verdadeiras, e mesmo a I referindo-se ao foco de atuação, a II não se refere aos desfechos desse direcionamento.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!