Questão de Psicologia Hospitalar

Mariana, 75 anos de idade, procura um ambulatório de atenção básica à saúde que atende trabalhadores e familiares. Pede que a médica passe medicamento para insônia e para “acalmar os nervos”, diz que não consegue controlar a diabetes e que sente muita tristeza, desânimo, dor de cabeça, irritação e preocupação com o filho, que sai quase todas as noites para beber, voltando de manhã. Ela diz que a única coisa que a deixa feliz é comer um docinho de vez em quando. Na equipe do serviço, há uma psicóloga, mas Mariana se recusa a ser encaminhada para ela – diz que não é louca. A médica se sente com poucos recursos para cuidar da saúde de Mariana. Diante do quadro apresentado, assinale a alternativa correta.

A
Está claro que devem ser aplicados alguns instrumentos de avaliação psicológica para que Mariana receba um diagnóstico e, assim, possa ser medicada.
B
O estudo de caso entre os trabalhadores da equipe, inclusive a psicóloga, é uma ferramenta que auxiliaria no estabelecimento de um plano de cuidado, que poderia repercutir na busca de estratégias a serem construídas com Mariana e sua família.
C
A psicóloga da equipe não pode utilizar relatórios de trabalhadores da equipe multiprofissional para compreender as demandas de Mariana. Ela precisa usar somente as informações ou outros instrumentos específicos da Psicologia para identificar quais recursos poderia utilizar.
D
O estudo de caso em equipe poderia ser uma ferramenta eficaz para o estabelecimento do plano de cuidado, desde que a psicóloga tivesse atendido Mariana.
E
Mariana não necessita de avaliação psicológica porque suas demandas são por problemas fisiológicos.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!